Unidos Contra o Desperdício

No dia 29 de setembro, data decretada pela ONU como Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, o Movimento Unidos Contra o Desperdício celebrou o seu primeiro ano de existência, reunindo dezenas de empresas e entidades dos vários setores da cadeia alimentar, para sensibilizar os portugueses para esta temática.

A data foi comemorada com o arranque de uma campanha de sensibilização para este tema e com um evento, no Banco Alimentar contra a Fome, que visa reforçar o debate em torno do desperdício alimentar.

O evento decorreu entre as 17h e as 20h. Um painel de oradores abordou vários temas e os parceiros desta iniciativa demonstraram como estão comprometidos no combate ao desperdício alimentar.

Para ilustrar na prática que “nada se perde, tudo se transforma”, foram confecionados pratos integralmente a partir de excedentes alimentares.

A Escola Ave Maria uniu-se a esta campanha com a presença de cerca de 30 alunos neste evento. Os alunos fizeram espetadas com frutas que seriam desperdiçadas. Posteriormente, serviram as espetadas no cocktail Zero Desperdício que decorreu após a conferência.

As crianças subiram também ao palco onde escreveram a frase Unidos contra o Desperdício.

Foi uma experiência muito enriquecedora e que a Escola considerou de extrema importância para consciencializar gerações futuras.

A realidade do desperdício é um contrassenso do ponto de vista económico, ambiental e social. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de toneladas de alimentos continue a ir para o lixo.

Comments are closed.
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link