Somos uma Escola a Ler +

Na Escola Ave Maria, sabemos o quanto a leitura é uma literacia crucial para os nossos alunos, quer dentro quer fora da sala de aula. Deste modo, importa, desde cedo, fomentar bons hábitos de leitura e cabe-nos a nós promover este gosto de ler.

Assim, neste ano letivo, nas aulas de Português, implementámos o projeto Ler + e melhor

No 1.º ciclo, todos os dias, os alunos mais novos escutam a professora a ler uma história. A partir do mês de janeiro, serão eles a ler títulos da biblioteca da sala de aula, selecionados pelas docentes. Os alunos mais velhos selecionam os livros da biblioteca e leem-nos em momentos específicos dedicados à leitura. As professoras titulares de turma também promovem esta literacia com animações de leitura realizadas em pequenos grupos ou em grande grupo.

Nas turmas do 4.º ano e dos 2.º e 3.º ciclos, criaram-se momentos específicos semanais dedicados à leitura em sala de aula. Cada aluno seleciona um livro de acordo com as suas preferências e gostos pessoais e lê-o, sem qualquer exigência académica posterior,  desfrutando assim do prazer da leitura. 

Muitos alunos possuem sempre Um livro na Mochila para lerem de modo autónomo, quando, por exemplo, em sala de aula, terminam uma tarefa. 

Em novembro, em colaboração com a Entre’Livros, o Departamento de Línguas dinamizou, uma vez mais,  a Feira do Livro presencial na nossa escola, a qual fez as delícias dos pequenos e jovens leitores, bem como dos pais. 

Recebemos, na nossa Escola, autoresque vieram falar com os nossos alunos sobre a arte de escrever e sobre os seus livros. Nestes Encontros com Autores, os alunos mais novos receberam com entusiasmo a Maria Francisca Macedo, autora de livros como Histórias de (en)contar um lobo que não gostava de matemática eda coleção “Clube dos cientistas”. Os alunos do 2.º ciclo participaram na sessão Oficina de Arte dinamizada por Luís Ricardo Duarte, autor do livro O Mundo Fantástico da Arte através dos Tempos, compreendendo o diálogo entre a arte e a literatura.

Finalmente, iniciámos a nossa parceria com a Biblioteca de Alcântara, estando já calendarizadas atividades para as várias valências da Escola. Neste primeiro semestre, as turmas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos participaram na atividade “Uma viagem pela Biblioteca. Numa visita guiada pela Biblioteca, familiarizaram-se com o espaço e a sua história, ficando a conhecer os seus serviços. Estas são algumas das atividades que aproximam os nossos alunos dos livros e da leitura, que nos ajudam a formar melhores leitores e que fazem de nós uma Escola a Ler +. 

Comments are closed.