Semana da Leitura… só um pretexto para lermos +

“Porque o tempo da leitura não se reduz ao tempo em que se voltam as páginas ou se ouve alguém ler em voz alta. A divagação, o sonho, a fantasia, as lembranças da leitura fazem parte dela.” 

Michèle Petit, Ler o mundo

Porque queremos que os nossos alunos leiam mais e melhor, celebrámos a Semana da Leitura (uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura) entre os dias 7 e 11 de março. 

Da Creche ao 3.º ciclo, os alunos participaram, ao longo da semana, em várias atividades especiais dedicadas ao tempo da leitura, ao tempo do “ouvir contar”, ao tempo do “contar”, ao tempo do “sonhar” com as palavras em cada voltar de página.

Os Minis contaram e recontaram narrativas aos seus amigos. Escolheram as suas histórias favoritas e levaram os livros para a rua. Estes foram escondidos e, de seguida, os pequenos leitores fizeram uma “caça ao livro” no recreio!  Para terminar esta atividade, ouviram uma história contada pela Educadora. 

Os alunos da Preparação recitaram poemas aos seus amigos de outras turmas. 

No 1.º ano, fomentou-se a leitura a pares.

Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos prepararam leituras encenadas de vários poemas de autores diferentes, entre eles textos poéticos de Bichos, bichinhos e bicharocos, de Sidónio Muralha, e de O meu cavalo indomável, de David Machado, o poema cantado “Aquarela Brasil”, o poema “O esqueleto ambulante”, de Luísa Ducla Soares, e “O gorila Arnaldo”, de Maria Teresa Gonzalez. Posteriormente, os alunos visitaram várias turmas para apresentar essas dramatizações.

Os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos – juntos dos seus livros – participaram em figuras humanas LER + e as turmas do 7.º e 8.º anos partilharam leituras e falaram sobre os livros da sua vida, numa mini tertúlia. 

Foi também lançado um desafio aos nossos alunos mais velhos: partilharem uma fotografia sua a LER, a ler EM QUALQUER LUGAR! Nesta semana, dedicámos assim mais tempo aos livros, à leitura e aos sonhos e fantasias que dela fazem parte. 

Seguinte

Comments are closed.