Salinas do Samouco

No dia 17 de março, os alunos dos 7.º e 8.º anos experienciaram um dia diferente, nas Salinas do Samouco, o local perfeito para uma aula ao ar livre de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e de Educação para a Cidadania. 

Explorando os diferentes espaços das Salinas com o guia, falou-se sobre a relação entre o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e a sustentabilidade do planeta, os níveis de organização biológica dos ecossistemas, as dinâmicas de interação existentes entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. In loco, compreenderam como funciona a exploração das salinas, levando consigo para casa uma pequena recordação, o sal artesanal. 

Neste espaço, um importante habitat para as populações de avifauna da região de Lisboa, os alunos, equipados com os binóculos, observaram algumas espécies e refletiram sobre os fatores abióticos e bióticos que as afetam, bem como sobre as cadeias e teias alimentares em que estas se englobam, ganhando assim uma maior consciência ambiental.  

Terminámos a visita com um momento de convívio com os burros mirandeses, os quais tanto enterneceram e divertiram miúdos e graúdos.  

Comments are closed.