Eco Arte – 1.º Prémio – 4.º ano
No âmbito do concurso ECO-ARTE, inter-turmas-escolas, promovido pela Administração do Porto de Lisboa, a turma do 4º ano da nossa Escola obteve uma honorável vitória.
Desta feita, todos os alunos tiveram como prémio um passeio numa das embarcações da escola de vela Terra Incógnita para observação de golfinhos no rio Tejo. Tiveram, ainda, um workshop na Gare Marítima de Alcântara.
1.º Prémio no concurso Uma Aventura… Literária 2023, na modalidade de Texto Original, categoria 1.º e 2.º anos
Beatriz Neves Coelho (2.º ano B – 2022/2023).
1.º Prémio no concurso O que é a Matemática?, na categoria digital, 2.º e 3.º ciclos
Bernardo Lourenço Marques, Luís Spratley e Luís Monteiro Coelho (5.º ano A – 2022/2023).
1.º Prémio no âmbito do Dia Internacional dos Museus – Sustentabilidade
(2.º Ano B – 2022/ 2023)
Integração do 3.º ano de escolaridade num Estudo Diagnóstico das Aprendizagens, da responsabilidade do Instituto de Avaliação Educativa e integrado no Plano 21|23 Escola+, que incidirá na avaliação das competências nas áreas da literacia de leitura, informação, matemática e ciências. Esta seleção é determinante para a nossa Escola, que assenta, diariamente, as suas bases num processo educativo de rigor e exigência.
Participação numa série de televisão, RTP2: os alunos dos 6.º anos de escolaridade participarão num dos episódios de um novo programa, a estrear nos próximos meses. “Descomplica” é uma série de 20 programas de 20 minutos, que pretende despertar a curiosidade para a ciência e abordar temas relevantes para a cidadania e as suas implicações no quotidiano do público infantil. Cada episódio é dedicado a um tema, esclarecido através de explicações científicas apoiadas por muitas imagens, que ajudam os conceitos a tornarem-se compreensíveis.
2.º lugar, categoria C (2.º ciclo), no concurso Giotto És Tu 2022, ação pelo clima.
O objetivo deste concurso foi trabalhar, de uma forma criativa, os efeitos das mudanças climáticas e o tema “Ação pelo clima”. O trabalho do 6.º ano A foi distinguido, estando todos os alunos e a professora Margarida George de Parabéns.
Participaram mais de 8000 alunos e esta distinção deixa-nos muito orgulhosos, pelo trabalho artístico que desenvolvemos diariamente com as várias turmas, ao longo do ano letivo. Esta é uma área muito valorizada pela Escola desde a sua fundação e continuar este legado tem sido um desafio.
Partilho o link para verem, em caso de interesse, os outros trabalhos submetidos: https://giottoestu.pt/vencedores-giotto-es-tu-2022/
1.º Prémio: Projeto Dislexia – Day by day, dedicado à sensibilização sobre a temática da dislexia. Os alunos dos 2.º aos 6.º anos foram desafiados a realizarem um trabalho onde a criatividade era a palavra-chave e estamos muito orgulhosos de todos os trabalhos produzidos. A turma do 4.º ano A arrecadou o primeiro prémio na sua categoria, deliciando o júri com o seu magnífico vídeo.
A Escola Ave Maria foi distinguida com o prémio Pd. Nuno Burguete, como reconhecimento nacional, por estar ao serviço de uma Educação de qualidade há, pelo menos, 75 anos.
Escola Amiga da Criança
A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) com o apoio da LeYa Educação, lançou uma iniciativa que visava distinguir Escolas Amigas da Criança, que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.
A Escola Ave Maria, em 2017-2018. concorreu com o projeto “Educar com o Coração” na categoria de Formação Cívica ao Selo Escola Amiga da Criança, tendo sido reconhecida por vários elementos do júri, entre os quais se destacam o psicólogo e professor universitário Eduardo Sá; a assessora para a Educação da Presidência da República, ex-ministra e escritora, Isabel Alçada; o Diretor-Geral de Educação, José Vítor Pedrosa, entre outros.
Em 2018-2019, a Escola concorreu com mais dois projetos que foram reconhecidos e mais uma vez distinguiram a Escola como Amiga da Criança: o projeto EcoEAM e Saudavel Mente.
Escola Saudável
A Direção Geral de Educação distingue a Escola Ave Maria com o Selo Escola Saudável – Nível III (avançado), o nível mais elevado deste prémio. Ao nível da Educação para a Saúde, a Escola pretende demostrar que tem crianças e jovens empenhados na promoção da saúde e bem-estar, refletindo-se igualmente a preocupação em termos sociais e ambientais pelo planeta, compreendendo o que as rodeia e procurando soluções que contribuam para colocar o Mundo na rota de um desenvolvimento saudável, sustentável e inclusivo.
Eco-Escola
A Escola Ave Maria, na área da sensibilização ecológica, foi distinguida com o galardão Eco-escola, que nos distingue enquanto Escola que preserva o ambiente e se preocupa com o desenvolvimento, nos nossos alunos, de uma consciência da importância de determinadas ações para proteção do mundo em que vivem.