Projetos

Peses

O Projeto de PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL (PESES) surge como resposta às orientações definidas no Despacho n.o 25.995/2005, de 16 de dezembro, que determina a obrigatoriedade das escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.

 

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Como Escola “Ave-Maria” importa referir que toda a nossa ação como comunidade educativa esteve sempre impregnada no Espírito Cristão que a fundou em primeiro lugar e, nessa medida, sempre fomos conscientes e atuantes na formação integral dos nossos alunos, tal como preconizado no nosso Ideário. No mesmo ideário, a par com a finalidade em promover o crescimento harmonioso da criança na sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa, comprometemo-nos também a ser Escola aberta à sociedade com a grande missão de “construir um mundo melhor, procurando manter-nos atentos à evolução e ao futuro da sociedade e promovendo novos valores éticos estabelecedores de harmonia paz e respeito pela dignidade e pela justiça” https://escola-avemaria.com/wp/ideario/.

 

MISSÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, pretendemos ser reconhecidos como uma Escola Promotora de Saúde, onde se desenvolvam experiências de aprendizagem que tenham por objetivo dotar as crianças e jovens com os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que lhes permitam valorizar e adotar comportamentos e estilos de vida saudáveis ao longo da vida, desenvolvendo todo o seu potencial como cidadãos ativos, produtivos e responsáveis.

Este é um projeto transversal e de longo prazo em que são focadas 4 áreas de intervenção na Saúde:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e Educação para a Sexualidade

 

OBJETIVOS GERAIS

Em constante articulação e envolvimento dos Encarregados de Educação, como primordiais educadores e formadores dos seus educandos, pretende-se desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e intervenientes; criar consciência para a importância da aquisição de valores / atitudes, essenciais à sua integração na sociedade; reconhecer a saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos cuidar; adotar hábitos de vida saudáveis; saber respeitar o seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual; iniciar uma abordagem da educação sexual acompanhada e integrada nos valores da integridade, respeito e responsabilidade; na promoção da relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.

 

METODOLOGIA

O nosso projeto, intitulado “SAUDAVEL_MENTE” (PESES), está desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar e orientado para um contexto que depende da idade, do estádio de desenvolvimento e da capacidade individual dos destinatários – alunos.

Aos professores cabe um papel fundamental na mobilização de experiências e conhecimentos, articulando, sempre que possível, os saberes técnico-científicos e as vivências socioculturais, educativas e curriculares com os objetivos do PESES. De igual modo, o grupo Família pode desempenhar um papel de relevo na dinamização de projetos ou atividades que promovam a Educação pra a Saúde e Educação Sexual. Existe, também, uma colaboração estreita com entidades exteriores como por exemplo com a Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa, Hospital de Santa Maria e PSP.

Ao longo do ano letivo serão dinamizadas várias atividades entre as quais ações de sensibilização, palestras, workshops para alunos, pais e restante comunidade escolar. Cada grupo/turma será responsável pela organização de um dia temático, que envolverá toda a Escola.

Acompanho-te

As relações interpessoais que as crianças e jovens instituem entre si são importantes no que se refere a ter uma infância feliz, assim como para terem uma vida adulta saudável e funcional. Contudo, muitas vezes, as crianças criam um ambiente de rivalidade e de competição que leva à agressão, ao contrário do que é pretendido e ideal para o seu crescimento.

A escola tem o papel de proporcionar um ambiente feliz e de cooperação. Assim nasce o projeto “Acompanho-te” que visa a supervisão dos recreios e tem como principais objectivos:

  • Mediação de conflitos, clarificando a origem do problema e fornecendo alternativas de acção estimulando a tolerância e comunicação;
  • Regulação dos comportamentos dos alunos de forma a dar bons exemplos de comportamento de gentileza, de aceitação, de assertividade e de entendimento mútuo;
  • Estabelecimento de relações de confiança entre adulto/criança, de forma a sensibilizar os alunos a solicitar o adulto sempre que sentir necessidade;
  • Promoção de um comportamento mais positivo nos alunos;
  •  Deteção de casos de isolamento, não integração ou bullying e sempre que necessário intervir individualmente (no gabinete de psicologia), de modo a promover o seu bem estar emocional.

Voluntariado

“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum… e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.”

(Act 2,44)
Tudo por um sorriso…

Prestam apoio, disponibilizam o seu tempo,apostam na solidariedade sem esperar qualquer tipo de recompensa. A Ajuda ao próximo, é esta a filosofia de vida dos voluntários. Atitudes que se pagam com um simples sorriso.

E foi nesse sentido, que a Escola Avé Maria quis desenvolver um projeto de voluntariado a decorrer durante o ano letivo para os alunos do 7o e 8o ano na Ajuda de Mãe, com o objetivo de sensibilizar os alunos para ações de solidariedade social.

Projeto Eco-Escolas

A Escola Ave Maria participa no programa Eco-Escolas, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Na escola é criado um plano de ação que pretende implementar medidas de gestão sustentável na utilização de resíduos, água e energia. Existe ainda um tema anual que vai sendo alterado. Para o presente ano letivo 2018/2019 o tema em destaque é o Mar.

Neste programa estabelece-se um Conselho Eco-Escolas, responsável pela implementação de um plano de ação, que deve ser monitorizado e avaliado pela entidade promotora – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Neste contexto, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade, a nossa escola iniciou o ano letivo com a limpeza de uma praia. Esta foi a primeira de várias iniciativas, nas quais se pretende que cada aluno deixe a sua marca, para um mundo melhor.

Workshops

Information Literacy Research Skills

Este workshop, que decorre às quartas feiras, no período da tarde, vai introduzir métodos de investigação para os alunos que desejam ir além no seu processo de aprendizagem. Os alunos vão aceder a vários recursos on-line relacionados com Ciência.

Vão ter a oportunidade de tomar decisões, nomeadamente sobre qual recurso on-line a usar para os seus projetos escolares. O acesso a informações de qualidade é um passo fundamental para desenvolver ferramentas de pensamento crítico.

Assim, o objetivo deste workshop é o de proporcionar as ferramentas necessárias aos alunos para que possam aceder à informação mais relevante para os seus trabalhos escolares.

 

Workshop Arte

Este workshop, que decorre às quartas feiras, no período da tarde, pretende sensibilizar as crianças para a arte, familiarizando os alunos com diferentes formas de expressão artística.

Neste tempo semanal, os alunos têm a possibilidade de utilizar a sua imaginação de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, educativa. Pretendemos alargar os seus horizontes na cultura artística fazendo progredir cada criança nesta área, como sempre foi muito enfatizado na Escola “Ave-Maria”

Junior Achievement

A Escola “Ave-Maria” associou-se ao projecto Junior Achievement, um projecto que pretende assegurar uma educação empreendedora aos nossos alunos.

A partir do 1º Ano, temos tido a presença de vários elementos deste projecto, com o intuito de fornecermos aos nossos alunos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.

Joana Vasconcelos

Foi estabelecida uma parceria com a Fundação Joana Vasconcelos com o objetivo de reforçar o acesso dos nossos alunos às artes e de promover a criação artística, bem como a inovação e o empreendedorismo aliados à criatividade.

Khan Academy

Neste 2.º Período, depois da formação dos nossos professores, vamos implementar o projeto Khan Academy para desenvolver nos nossos alunos competências ligadas à área da Matemática, aliando-a à informática.

Orientação Escolar e Profissional

Este programa tem como objetivo ajudar os alunos na construção do seu projeto pessoal e tomada de decisão, sensibilizando-os para um plano em relação à sua futura carreira e dando informação sobre a diversidade de cursos atuais existentes a partir do 10º ano.

No final do programa vão ser realizadas entrevistas individuais com os pais e os alunos, onde serão entregues os relatórios de Orientação Escolar.

Peses

Peses

O Projeto de PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL (PESES) surge como resposta às orientações definidas no Despacho n.o 25.995/2005, de 16 de dezembro, que determina a obrigatoriedade das escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.

 

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Como Escola “Ave-Maria” importa referir que toda a nossa ação como comunidade educativa esteve sempre impregnada no Espírito Cristão que a fundou em primeiro lugar e, nessa medida, sempre fomos conscientes e atuantes na formação integral dos nossos alunos, tal como preconizado no nosso Ideário. No mesmo ideário, a par com a finalidade em promover o crescimento harmonioso da criança na sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa, comprometemo-nos também a ser Escola aberta à sociedade com a grande missão de “construir um mundo melhor, procurando manter-nos atentos à evolução e ao futuro da sociedade e promovendo novos valores éticos estabelecedores de harmonia paz e respeito pela dignidade e pela justiça” https://escola-avemaria.com/wp/ideario/.

 

MISSÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, pretendemos ser reconhecidos como uma Escola Promotora de Saúde, onde se desenvolvam experiências de aprendizagem que tenham por objetivo dotar as crianças e jovens com os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que lhes permitam valorizar e adotar comportamentos e estilos de vida saudáveis ao longo da vida, desenvolvendo todo o seu potencial como cidadãos ativos, produtivos e responsáveis.

Este é um projeto transversal e de longo prazo em que são focadas 4 áreas de intervenção na Saúde:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e Educação para a Sexualidade

 

OBJETIVOS GERAIS

Em constante articulação e envolvimento dos Encarregados de Educação, como primordiais educadores e formadores dos seus educandos, pretende-se desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e intervenientes; criar consciência para a importância da aquisição de valores / atitudes, essenciais à sua integração na sociedade; reconhecer a saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos cuidar; adotar hábitos de vida saudáveis; saber respeitar o seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual; iniciar uma abordagem da educação sexual acompanhada e integrada nos valores da integridade, respeito e responsabilidade; na promoção da relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.

 

METODOLOGIA

O nosso projeto, intitulado “SAUDAVEL_MENTE” (PESES), está desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar e orientado para um contexto que depende da idade, do estádio de desenvolvimento e da capacidade individual dos destinatários – alunos.

Aos professores cabe um papel fundamental na mobilização de experiências e conhecimentos, articulando, sempre que possível, os saberes técnico-científicos e as vivências socioculturais, educativas e curriculares com os objetivos do PESES. De igual modo, o grupo Família pode desempenhar um papel de relevo na dinamização de projetos ou atividades que promovam a Educação pra a Saúde e Educação Sexual. Existe, também, uma colaboração estreita com entidades exteriores como por exemplo com a Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa, Hospital de Santa Maria e PSP.

Ao longo do ano letivo serão dinamizadas várias atividades entre as quais ações de sensibilização, palestras, workshops para alunos, pais e restante comunidade escolar. Cada grupo/turma será responsável pela organização de um dia temático, que envolverá toda a Escola.

Acompanho-te

Acompanho-te

As relações interpessoais que as crianças e jovens instituem entre si são importantes no que se refere a ter uma infância feliz, assim como para terem uma vida adulta saudável e funcional. Contudo, muitas vezes, as crianças criam um ambiente de rivalidade e de competição que leva à agressão, ao contrário do que é pretendido e ideal para o seu crescimento.

A escola tem o papel de proporcionar um ambiente feliz e de cooperação. Assim nasce o projeto “Acompanho-te” que visa a supervisão dos recreios e tem como principais objectivos:

  • Mediação de conflitos, clarificando a origem do problema e fornecendo alternativas de acção estimulando a tolerância e comunicação;
  • Regulação dos comportamentos dos alunos de forma a dar bons exemplos de comportamento de gentileza, de aceitação, de assertividade e de entendimento mútuo;
  • Estabelecimento de relações de confiança entre adulto/criança, de forma a sensibilizar os alunos a solicitar o adulto sempre que sentir necessidade;
  • Promoção de um comportamento mais positivo nos alunos;
  •  Deteção de casos de isolamento, não integração ou bullying e sempre que necessário intervir individualmente (no gabinete de psicologia), de modo a promover o seu bem estar emocional.
Voluntariado

Voluntariado

“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum… e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.”

(Act 2,44)
Tudo por um sorriso…

Prestam apoio, disponibilizam o seu tempo,apostam na solidariedade sem esperar qualquer tipo de recompensa. A Ajuda ao próximo, é esta a filosofia de vida dos voluntários. Atitudes que se pagam com um simples sorriso.

E foi nesse sentido, que a Escola Avé Maria quis desenvolver um projeto de voluntariado a decorrer durante o ano letivo para os alunos do 7o e 8o ano na Ajuda de Mãe, com o objetivo de sensibilizar os alunos para ações de solidariedade social.

Eco-escolas

Projeto Eco-Escolas

A Escola Ave Maria participa no programa Eco-Escolas, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Na escola é criado um plano de ação que pretende implementar medidas de gestão sustentável na utilização de resíduos, água e energia. Existe ainda um tema anual que vai sendo alterado. Para o presente ano letivo 2018/2019 o tema em destaque é o Mar.

Neste programa estabelece-se um Conselho Eco-Escolas, responsável pela implementação de um plano de ação, que deve ser monitorizado e avaliado pela entidade promotora – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Neste contexto, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade, a nossa escola iniciou o ano letivo com a limpeza de uma praia. Esta foi a primeira de várias iniciativas, nas quais se pretende que cada aluno deixe a sua marca, para um mundo melhor.

Workshops

Workshops

Information Literacy Research Skills

Este workshop, que decorre às quartas feiras, no período da tarde, vai introduzir métodos de investigação para os alunos que desejam ir além no seu processo de aprendizagem. Os alunos vão aceder a vários recursos on-line relacionados com Ciência.

Vão ter a oportunidade de tomar decisões, nomeadamente sobre qual recurso on-line a usar para os seus projetos escolares. O acesso a informações de qualidade é um passo fundamental para desenvolver ferramentas de pensamento crítico.

Assim, o objetivo deste workshop é o de proporcionar as ferramentas necessárias aos alunos para que possam aceder à informação mais relevante para os seus trabalhos escolares.

 

Workshop Arte

Este workshop, que decorre às quartas feiras, no período da tarde, pretende sensibilizar as crianças para a arte, familiarizando os alunos com diferentes formas de expressão artística.

Neste tempo semanal, os alunos têm a possibilidade de utilizar a sua imaginação de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, educativa. Pretendemos alargar os seus horizontes na cultura artística fazendo progredir cada criança nesta área, como sempre foi muito enfatizado na Escola “Ave-Maria”

Junior Achievement

Junior Achievement

A Escola “Ave-Maria” associou-se ao projecto Junior Achievement, um projecto que pretende assegurar uma educação empreendedora aos nossos alunos.

A partir do 1º Ano, temos tido a presença de vários elementos deste projecto, com o intuito de fornecermos aos nossos alunos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.

Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos

Foi estabelecida uma parceria com a Fundação Joana Vasconcelos com o objetivo de reforçar o acesso dos nossos alunos às artes e de promover a criação artística, bem como a inovação e o empreendedorismo aliados à criatividade.

Khan Academy

Khan Academy

Neste 2.º Período, depois da formação dos nossos professores, vamos implementar o projeto Khan Academy para desenvolver nos nossos alunos competências ligadas à área da Matemática, aliando-a à informática.

Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano

Orientação Escolar e Profissional

Este programa tem como objetivo ajudar os alunos na construção do seu projeto pessoal e tomada de decisão, sensibilizando-os para um plano em relação à sua futura carreira e dando informação sobre a diversidade de cursos atuais existentes a partir do 10º ano.

No final do programa vão ser realizadas entrevistas individuais com os pais e os alunos, onde serão entregues os relatórios de Orientação Escolar.