Projetos

Com a introdução do iPad em sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, coexistindo com os tradicionais materiais escolares, alia-se a modernidade à tradição.

Numa sociedade marcada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, importa promover a literacia digital dos nossos alunos e envolvê-los de modo efetivo no processo de aprendizagem.

Com o iPad, a motivação para as tarefas letivas aumenta, o alunos acedem a conteúdos e ambientes digitais, tornando-se em utilizadores digitais ativos e criadores. Com o iPad em sala de aula, promove-se uma aprendizagem mais personalizada e que respeita ritmos de trabalho individuais.

Com o projeto iAMdigital, pretendemos:

  • melhoria das aprendizagens, através do estímulo e da motivação dos alunos pelo uso da tecnologia, pela primazia das metodologias ativas e modalidades inovadoras de ensino;
  • incremento da criatividade, do espírito crítico, do trabalho colaborativo entre pares e entre alunos e professores;
  • promoção das literacias científica e digital, no âmbito das ciências humanas, exatas e experimentais;
  • promoção da transversalidade do conhecimento, possibilitando uma articulação entre disciplinas;
  • formação de cidadãos responsáveis, utilizando a tecnologia de forma responsável nesta nova sociedade digital;
  • elevação da qualidade educativa através da promoção de competências escolares, profissionais e pessoais.

No ano letivo 2019/2020, todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos da Escola Ave Maria integram o projeto iAMdigital, com o iPad em sala de aula para alunos e professores como mais uma ferramenta de trabalho, promotora do sucesso educativo.

Peses

O Projeto de PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL (PESES) surge como resposta às orientações definidas no Despacho n.o 25.995/2005, de 16 de dezembro, que determina a obrigatoriedade das escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.

 

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Como Escola “Ave-Maria” importa referir que toda a nossa ação como comunidade educativa esteve sempre impregnada no Espírito Cristão que a fundou em primeiro lugar e, nessa medida, sempre fomos conscientes e atuantes na formação integral dos nossos alunos, tal como preconizado no nosso Ideário. No mesmo ideário, a par com a finalidade em promover o crescimento harmonioso da criança na sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa, comprometemo-nos também a ser Escola aberta à sociedade com a grande missão de “construir um mundo melhor, procurando manter-nos atentos à evolução e ao futuro da sociedade e promovendo novos valores éticos estabelecedores de harmonia paz e respeito pela dignidade e pela justiça” https://escola-avemaria.com/wp/ideario/.

 

MISSÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, pretendemos ser reconhecidos como uma Escola Promotora de Saúde, onde se desenvolvam experiências de aprendizagem que tenham por objetivo dotar as crianças e jovens com os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que lhes permitam valorizar e adotar comportamentos e estilos de vida saudáveis ao longo da vida, desenvolvendo todo o seu potencial como cidadãos ativos, produtivos e responsáveis.

Este é um projeto transversal e de longo prazo em que são focadas 4 áreas de intervenção na Saúde:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e Educação para a Sexualidade

 

OBJETIVOS GERAIS

Em constante articulação e envolvimento dos Encarregados de Educação, como primordiais educadores e formadores dos seus educandos, pretende-se desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e intervenientes; criar consciência para a importância da aquisição de valores / atitudes, essenciais à sua integração na sociedade; reconhecer a saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos cuidar; adotar hábitos de vida saudáveis; saber respeitar o seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual; iniciar uma abordagem da educação sexual acompanhada e integrada nos valores da integridade, respeito e responsabilidade; na promoção da relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.

 

METODOLOGIA

O nosso projeto, intitulado “SAUDAVEL_MENTE” (PESES), está desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar e orientado para um contexto que depende da idade, do estádio de desenvolvimento e da capacidade individual dos destinatários – alunos.

Aos professores cabe um papel fundamental na mobilização de experiências e conhecimentos, articulando, sempre que possível, os saberes técnico-científicos e as vivências socioculturais, educativas e curriculares com os objetivos do PESES. De igual modo, o grupo Família pode desempenhar um papel de relevo na dinamização de projetos ou atividades que promovam a Educação pra a Saúde e Educação Sexual. Existe, também, uma colaboração estreita com entidades exteriores como por exemplo com a Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa, Hospital de Santa Maria e PSP.

Ao longo do ano letivo serão dinamizadas várias atividades entre as quais ações de sensibilização, palestras, workshops para alunos, pais e restante comunidade escolar. Cada grupo/turma será responsável pela organização de um dia temático, que envolverá toda a Escola.

Acompanho-te

As relações interpessoais que as crianças e jovens instituem entre si são importantes no que se refere a ter uma infância feliz, assim como para terem uma vida adulta saudável e funcional. Contudo, muitas vezes, as crianças criam um ambiente de rivalidade e de competição que leva à agressão, ao contrário do que é pretendido e ideal para o seu crescimento.

A escola tem o papel de proporcionar um ambiente feliz e de cooperação. Assim nasce o projeto “Acompanho-te” que visa a supervisão dos recreios e tem como principais objectivos:

  • Mediação de conflitos, clarificando a origem do problema e fornecendo alternativas de acção estimulando a tolerância e comunicação;
  • Regulação dos comportamentos dos alunos de forma a dar bons exemplos de comportamento de gentileza, de aceitação, de assertividade e de entendimento mútuo;
  • Estabelecimento de relações de confiança entre adulto/criança, de forma a sensibilizar os alunos a solicitar o adulto sempre que sentir necessidade;
  • Promoção de um comportamento mais positivo nos alunos;
  •  Deteção de casos de isolamento, não integração ou bullying e sempre que necessário intervir individualmente (no gabinete de psicologia), de modo a promover o seu bem estar emocional.

Voluntariado

“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum… e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.”

(Act 2,44)
Tudo por um sorriso…

Prestam apoio, disponibilizam o seu tempo,apostam na solidariedade sem esperar qualquer tipo de recompensa. A Ajuda ao próximo, é esta a filosofia de vida dos voluntários. Atitudes que se pagam com um simples sorriso.

E foi nesse sentido, que a Escola Avé Maria quis desenvolver um projeto de voluntariado a decorrer durante o ano letivo para os alunos do 7o e 8o ano na Ajuda de Mãe, com o objetivo de sensibilizar os alunos para ações de solidariedade social.

Projeto Eco-Escolas

A Escola Ave Maria participa no programa Eco-Escolas, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Na escola é criado um plano de ação que pretende implementar medidas de gestão sustentável na utilização de resíduos, água e energia. Existe ainda um tema anual que vai sendo alterado.

Neste programa estabelece-se um Conselho Eco-Escolas, responsável pela implementação de um plano de ação, que deve ser monitorizado e avaliado pela entidade promotora – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Neste contexto, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade, a nossa escola iniciou o ano letivo com a limpeza de uma praia. Esta foi a primeira de várias iniciativas, nas quais se pretende que cada aluno deixe a sua marca, para um mundo melhor.

Junior Achievement

A Escola “Ave-Maria” associou-se ao projecto Junior Achievement, um projecto que pretende assegurar uma educação empreendedora aos nossos alunos.

A partir do 1º Ano, temos tido a presença de vários elementos deste projecto, com o intuito de fornecermos aos nossos alunos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.

Orientação Escolar e Profissional

Este programa tem como objetivo ajudar os alunos na construção do seu projeto pessoal e tomada de decisão, sensibilizando-os para um plano em relação à sua futura carreira e dando informação sobre a diversidade de cursos atuais existentes a partir do 10º ano.

No final do programa vão ser realizadas entrevistas individuais com os pais e os alunos, onde serão entregues os relatórios de Orientação Escolar.

iAM Digital

Com a introdução do iPad em sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, coexistindo com os tradicionais materiais escolares, alia-se a modernidade à tradição.

Numa sociedade marcada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, importa promover a literacia digital dos nossos alunos e envolvê-los de modo efetivo no processo de aprendizagem.

Com o iPad, a motivação para as tarefas letivas aumenta, o alunos acedem a conteúdos e ambientes digitais, tornando-se em utilizadores digitais ativos e criadores. Com o iPad em sala de aula, promove-se uma aprendizagem mais personalizada e que respeita ritmos de trabalho individuais.

Com o projeto iAMdigital, pretendemos:

  • melhoria das aprendizagens, através do estímulo e da motivação dos alunos pelo uso da tecnologia, pela primazia das metodologias ativas e modalidades inovadoras de ensino;
  • incremento da criatividade, do espírito crítico, do trabalho colaborativo entre pares e entre alunos e professores;
  • promoção das literacias científica e digital, no âmbito das ciências humanas, exatas e experimentais;
  • promoção da transversalidade do conhecimento, possibilitando uma articulação entre disciplinas;
  • formação de cidadãos responsáveis, utilizando a tecnologia de forma responsável nesta nova sociedade digital;
  • elevação da qualidade educativa através da promoção de competências escolares, profissionais e pessoais.

No ano letivo 2019/2020, todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos da Escola Ave Maria integram o projeto iAMdigital, com o iPad em sala de aula para alunos e professores como mais uma ferramenta de trabalho, promotora do sucesso educativo.

Peses

Peses

O Projeto de PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL (PESES) surge como resposta às orientações definidas no Despacho n.o 25.995/2005, de 16 de dezembro, que determina a obrigatoriedade das escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.

 

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Como Escola “Ave-Maria” importa referir que toda a nossa ação como comunidade educativa esteve sempre impregnada no Espírito Cristão que a fundou em primeiro lugar e, nessa medida, sempre fomos conscientes e atuantes na formação integral dos nossos alunos, tal como preconizado no nosso Ideário. No mesmo ideário, a par com a finalidade em promover o crescimento harmonioso da criança na sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa, comprometemo-nos também a ser Escola aberta à sociedade com a grande missão de “construir um mundo melhor, procurando manter-nos atentos à evolução e ao futuro da sociedade e promovendo novos valores éticos estabelecedores de harmonia paz e respeito pela dignidade e pela justiça” https://escola-avemaria.com/wp/ideario/.

 

MISSÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, pretendemos ser reconhecidos como uma Escola Promotora de Saúde, onde se desenvolvam experiências de aprendizagem que tenham por objetivo dotar as crianças e jovens com os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que lhes permitam valorizar e adotar comportamentos e estilos de vida saudáveis ao longo da vida, desenvolvendo todo o seu potencial como cidadãos ativos, produtivos e responsáveis.

Este é um projeto transversal e de longo prazo em que são focadas 4 áreas de intervenção na Saúde:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e Educação para a Sexualidade

 

OBJETIVOS GERAIS

Em constante articulação e envolvimento dos Encarregados de Educação, como primordiais educadores e formadores dos seus educandos, pretende-se desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e intervenientes; criar consciência para a importância da aquisição de valores / atitudes, essenciais à sua integração na sociedade; reconhecer a saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos cuidar; adotar hábitos de vida saudáveis; saber respeitar o seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual; iniciar uma abordagem da educação sexual acompanhada e integrada nos valores da integridade, respeito e responsabilidade; na promoção da relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.

 

METODOLOGIA

O nosso projeto, intitulado “SAUDAVEL_MENTE” (PESES), está desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar e orientado para um contexto que depende da idade, do estádio de desenvolvimento e da capacidade individual dos destinatários – alunos.

Aos professores cabe um papel fundamental na mobilização de experiências e conhecimentos, articulando, sempre que possível, os saberes técnico-científicos e as vivências socioculturais, educativas e curriculares com os objetivos do PESES. De igual modo, o grupo Família pode desempenhar um papel de relevo na dinamização de projetos ou atividades que promovam a Educação pra a Saúde e Educação Sexual. Existe, também, uma colaboração estreita com entidades exteriores como por exemplo com a Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa, Hospital de Santa Maria e PSP.

Ao longo do ano letivo serão dinamizadas várias atividades entre as quais ações de sensibilização, palestras, workshops para alunos, pais e restante comunidade escolar. Cada grupo/turma será responsável pela organização de um dia temático, que envolverá toda a Escola.

Acompanho-te

Acompanho-te

As relações interpessoais que as crianças e jovens instituem entre si são importantes no que se refere a ter uma infância feliz, assim como para terem uma vida adulta saudável e funcional. Contudo, muitas vezes, as crianças criam um ambiente de rivalidade e de competição que leva à agressão, ao contrário do que é pretendido e ideal para o seu crescimento.

A escola tem o papel de proporcionar um ambiente feliz e de cooperação. Assim nasce o projeto “Acompanho-te” que visa a supervisão dos recreios e tem como principais objectivos:

  • Mediação de conflitos, clarificando a origem do problema e fornecendo alternativas de acção estimulando a tolerância e comunicação;
  • Regulação dos comportamentos dos alunos de forma a dar bons exemplos de comportamento de gentileza, de aceitação, de assertividade e de entendimento mútuo;
  • Estabelecimento de relações de confiança entre adulto/criança, de forma a sensibilizar os alunos a solicitar o adulto sempre que sentir necessidade;
  • Promoção de um comportamento mais positivo nos alunos;
  •  Deteção de casos de isolamento, não integração ou bullying e sempre que necessário intervir individualmente (no gabinete de psicologia), de modo a promover o seu bem estar emocional.
Voluntariado

Voluntariado

“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum… e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.”

(Act 2,44)
Tudo por um sorriso…

Prestam apoio, disponibilizam o seu tempo,apostam na solidariedade sem esperar qualquer tipo de recompensa. A Ajuda ao próximo, é esta a filosofia de vida dos voluntários. Atitudes que se pagam com um simples sorriso.

E foi nesse sentido, que a Escola Avé Maria quis desenvolver um projeto de voluntariado a decorrer durante o ano letivo para os alunos do 7o e 8o ano na Ajuda de Mãe, com o objetivo de sensibilizar os alunos para ações de solidariedade social.

Eco-escolas

Projeto Eco-Escolas

A Escola Ave Maria participa no programa Eco-Escolas, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Na escola é criado um plano de ação que pretende implementar medidas de gestão sustentável na utilização de resíduos, água e energia. Existe ainda um tema anual que vai sendo alterado.

Neste programa estabelece-se um Conselho Eco-Escolas, responsável pela implementação de um plano de ação, que deve ser monitorizado e avaliado pela entidade promotora – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Neste contexto, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade, a nossa escola iniciou o ano letivo com a limpeza de uma praia. Esta foi a primeira de várias iniciativas, nas quais se pretende que cada aluno deixe a sua marca, para um mundo melhor.

Junior Achievement

Junior Achievement

A Escola “Ave-Maria” associou-se ao projecto Junior Achievement, um projecto que pretende assegurar uma educação empreendedora aos nossos alunos.

A partir do 1º Ano, temos tido a presença de vários elementos deste projecto, com o intuito de fornecermos aos nossos alunos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.

Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano

Orientação Escolar e Profissional

Este programa tem como objetivo ajudar os alunos na construção do seu projeto pessoal e tomada de decisão, sensibilizando-os para um plano em relação à sua futura carreira e dando informação sobre a diversidade de cursos atuais existentes a partir do 10º ano.

No final do programa vão ser realizadas entrevistas individuais com os pais e os alunos, onde serão entregues os relatórios de Orientação Escolar.