O Planet Fraternity é um projeto de intercâmbio mundial que decorre do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco. Envolve escolas católicas de todo o mundo e lança desafios comuns, assentes na fraternidade universal e na persecução dos 17 objetivos da sustentabilidade definidos pelas Nações Unidas e a serem alcançados até 2030.
Ao longo dos próximos dois meses iremos trabalhar a temática Affordable and clean energy, em parceria com a escola católica St Xavier’s School, localizada na Índia.
As atividades relacionadas com este projeto serão desenvolvidas nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, com recurso à língua inglesa e através de reuniões via Zoom. O projeto piloto tem início com o 5.º ano de escolaridade.
A metodologia a implementar será a seguinte:
A Escola Ave Maria associou-se ao projeto Junior Achievement, o qual pretende assegurar uma educação empreendedora aos nossos alunos.
As turmas dos 1.º e 2.º ciclos recebem voluntários deste projeto que, em sala de aula, proporcionam aos nossos alunos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.
O projeto “Palavras com Ciência”, desenvolvido nas áreas curriculares de Ciências Naturais, TIC e Inglês, pretende fomentar nos alunos o gosto pela Ciência e desenvolver o espírito crítico, em simultâneo com as suas competências digitais. Pretende, igualmente, em sessenta segundos informar toda a comunidade educativa sobre um conceito, tema ou avanço científico que tenha ocorrido nos últimos anos, reforçando o caráter essencial e dinâmico desta área do conhecimento.
Como parte do nosso compromisso em ajudar os nossos alunos a tornarem-se cidadãos responsáveis, empáticos e solidários, desenvolvemos o nosso projeto de voluntariado, Diálogos intergeracionais.
Reconhecemos o valor da troca de experiências e sabedoria entre gerações e acreditamos que isso enriquece, não só, a vida dos nossos velhinhos e bebés carenciados, mas proporciona uma valiosa oportunidade de aprendizagem e crescimento para os vossos filhos. Estas interações contribuem para o seu desenvolvimento pessoal, fortalecem as comunidades e ajudam a preservar a nossa riqueza cultural e histórica.
Estabelecer um vínculo intergeracional significativo entre os jovens e os idosos / bebés da nossa comunidade.
Duração: O projeto terá uma duração de nove meses e será desenvolvido às sextas feiras, entre as 14h30min e as 16h.
Alunos envolvidos: 2.º ciclo.
Atividades: Os voluntários participarão de visitas ao Centro Social e Paroquial de Alcântara e à Ajuda de Mãe, onde terão a oportunidade de interagir com os residentes, ouvir as suas histórias e partilhar as suas próprias experiências.
Mais um pequeno passo para a promoção de uma sociedade mais equilibrada, onde as gerações podem aprender, crescer e prosperar em harmonia.
Com o iPad em sala de aula, enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem, ao lado dos tradicionais materiais escolares, aliamos a modernidade e a tradição.
Numa sociedade marcada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, importa promover a literacia digital dos nossos alunos e envolvê-los de modo efetivo no processo de aprendizagem.
Através do uso do iPad e das suas potencialidades pedagógicas, a motivação para as tarefas letivas aumenta, o alunos acedem a conteúdos e ambientes digitais, tornando-se em utilizadores digitais ativos, conscientes e criativos. Com o iPad em sala de aula, promove-se uma aprendizagem mais personalizada e que respeita o ritmo de trabalho individual de cada aluno.
Na Escola Ave Maria, desde o ano letivo 2019/2020, todas as turmas do 2.º ciclo integram o projeto iAMdigital, com o iPad em sala de aula para alunos e professores como mais uma ferramenta de trabalho, promotora do sucesso educativo.
Implementação de um programa de competências sócio-emocionais, para os nossos alunos do 1.º ciclo (2.º, 3.º e 4.º anos).
A qualidade de vida de uma criança e o seu sucesso académico, não dependem apenas do seu desenvolvimento cognitivo. A sua capacidade de gerir emoções e a forma como se relaciona com os outros afeta todo o seu desenvolvimento e, consequentemente, o seu percurso escolar.
A Escola tem como objetivo proporcionar todas as ferramentas para que os alunos tenham um crescimento harmonioso, num ambiente feliz e respeitador.
Tendo isso presente, a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) vai implementar, já a partir do mês de outubro, um Programa de Competências Sócio-Emocionais com os alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano.
O Programa será implementado com todos os alunos, em sala de aula, e em parceria com o Professor Titular de Turma. Todas as sessões decorrerão em horário letivo.
Com a implementação do programa, pretendemos:
A Escola e a família representam diferentes contextos na vida de uma criança, com responsabilidades diferentes, mas complementares. São ambos contextos que a criança explora, mas cada um apresenta as suas especificidades, tanto nos conteúdos como nas estratégias a que recorre. (Teixeira, 2006).
Por serem dois contextos diferentes mas complementares, torna-se de extrema importância que exista um fio condutor entre as duas realidades da vida das crianças. Esta ligação entre os “dois mundos” promove, na criança, segurança, confiança e proximidade, bem como benefícios no seu processo de ensino-aprendizagem. (Bento, Mendes & Pacheco, 2016).
“A família é a unidade institucional básica da sociedade, primariamente responsável pelas funções de desenvolvimento, educação e socialização, que envolvem necessidades físicas, de suporte emocional, oportunidades de aprendizagem, orientação moral, desenvolvimento da resiliência e autonomia de uma criança.” (Relvas, 1996, cit. in Simões, 2014). No entanto, o mundo atual está diferente, e tanto as famílias como as Escolas se deparam com novos desafios. Tendo em conta estes desafios, cada vez mais as famílias delegam na Escola responsabilidades familiares, e cada vez mais o tempo de permanência das crianças na Escola é maior. Desta forma, surgem novos obstáculos às relações parentais, bem como à capacidade de gerir frustrações e encontrar estratégias de resolução.
O envolvimento parental na Escola torna-se de extrema importância nos dias que correm, sendo que o mesmo se caracteriza por um comportamento, atitude ou presença em atividades que ocorram no espaço escolar ou em articulação com a escola, numa perspetiva de apoiar e acompanhar o desempenho académico e comportamental. (Young, et al., 2011).
Reconhecendo a necessidade de estabelecer “fios condutores”, bem como apoiar as famílias, dando-lhes estratégias para a resolução dos problemas do dia-a-dia, surge a necessidade de implementar o Projeto “Educate Together”, pois ambos os contextos têm em vista o mesmo objetivo: educar e ensinar cada uma das crianças, potenciando todas as suas competências, e torná-las autónomas, responsáveis e cívicas, para que possam, um dia, transformar o mundo.
O projeto Let’s talk, dirigido a todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos da Escola Ave Maria corresponde a um momento de conversa informal, que impacta diretamente todos os alunos destes dois ciclos, através de comunicações singulares, marcantes e inovadoras.
O projeto foi estruturado para permitir a participação dos pais (independentemente do ciclo/valência que os seus filhos frequentem), que desejem partilhar experiências, testemunhos e histórias nos diferentes domínios do conhecimento e problemáticas com interesse educativo. Estas pequenas conferências, com a duração máxima de 30 minutos, decorrem em horário letivo, ao longo de todo o ano.
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) promove e apoia o desenvolvimento intelectual, físico, mental, social, moral e emocional dos alunos, bem como a relação entre a tríade família, escola e comunidade.
O trabalho do SPO centra-se no aluno, orientando e articulando os diferentes agentes educativos e participativos no desenvolvimento pessoal e emocional do aluno. A Escola dispõe, para isso, de três Psicólogas que estão presentes e acompanham toda a rotina escolar. Desenvolvem a sua ação, no âmbito psicológico e psicopedagógico, acompanhando alunos, professores e pais, no contexto das atividades escolares. Promovendo a existência de condições facilitadoras da plena inclusão escolar, do incremento da autonomia e de um crescimento emocional harmonioso para todos os alunos.
O SPO trabalha não só os alunos na sua singularidade, mas destina-se também a todos os contextos envolventes, sempre com vista ao sucesso e ao desenvolvimento saudável e ao bem-estar emocional do aluno. Desta forma, procura desenvolver um trabalho em cooperação com a comunidade envolvente.
Partilha, com os diversos agentes educativos, instrumentos e estratégias para lidar com dificuldades, procurando promover o desenvolvimento do aluno, sempre em articulação com a filosofia da escola e assegurando a participação das diferentes valências e dos variados contextos de vida.
Destina-se aos alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos.
A Psicóloga está presente no recreio a observar as dinâmicas e brincadeiras entre os alunos.
Reflexões, semanalmente nas reuniões da EMAEI onde são discutidos e avaliados os casos mais preocupantes e propor se necessário acompanhamento.
A Escola Ave Maria participa no programa Eco-Escolas, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.
Na Escola, é criado um plano de ação que pretende implementar medidas de gestão sustentável na utilização de resíduos, água e energia. Existe ainda um tema anual que vai sendo definido e trabalhado em cada ano letivo.
Neste programa estabelece-se um Conselho Eco-Escolas, responsável pela implementação de um plano de ação, que deve ser monitorizado e avaliado pela entidade promotora – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Neste contexto, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade, a nossa Escola desenvolve várias iniciativas, que pretendem que cada aluno deixe a sua marca para um mundo melhor.
© 2024 Escola Ave Maria Todos os direitos reservados