

O projeto Let’s talk, dirigido a todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos da Escola Ave Maria corresponde a um momento de conversa informal, que impacta diretamente todos os alunos destes dois ciclos, através de comunicações singulares, marcantes e inovadoras.
O projeto foi estruturado para permitir a participação dos pais (independentemente do ciclo/valência que os seus filhos frequentem), que desejem partilhar experiências, testemunhos e histórias nos diferentes domínios do conhecimento e problemáticas com interesse educativo. Estas pequenas conferências, com a duração máxima de 30 minutos, decorrem em horário letivo, ao longo de todo o ano.
Com o iPad em sala de aula, enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem, ao lado dos tradicionais materiais escolares, aliamos a modernidade e a tradição.
Numa sociedade marcada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, importa promover a literacia digital dos nossos alunos e envolvê-los de modo efetivo no processo de aprendizagem.
Através do uso do iPad e das suas potencialidades pedagógicas, a motivação para as tarefas letivas aumenta, o alunos acedem a conteúdos e ambientes digitais, tornando-se em utilizadores digitais ativos, conscientes e criativos. Com o iPad em sala de aula, promove-se uma aprendizagem mais personalizada e que respeita o ritmo de trabalho individual de cada aluno.
Na Escola Ave Maria, desde o ano letivo 2019/2020, todas as turmas do 2.º ciclo integram o projeto iAMdigital, com o iPad em sala de aula para alunos e professores como mais uma ferramenta de trabalho, promotora do sucesso educativo.
O projeto “Palavras com Ciência”, desenvolvido nas áreas curriculares de Ciências Naturais, TIC e Inglês, pretende fomentar nos alunos o gosto pela Ciência e desenvolver o espírito crítico, em simultâneo com as suas competências digitais. Pretende, igualmente, em sessenta segundos informar toda a comunidade educativa sobre um conceito, tema ou avanço científico que tenha ocorrido nos últimos anos, reforçando o caráter essencial e dinâmico desta área do conhecimento.
O Projeto PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL (PESES) surge como resposta às orientações definidas no Despacho n.º 25.995/2005, de 16 de dezembro, que determina a obrigatoriedade das escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.
Na Escola Ave Maria, toda a nossa ação como comunidade educativa esteve sempre impregnada no Espírito Cristão que a fundou e, nessa medida, sempre fomos conscientes e atuantes na formação integral dos nossos alunos. No Ideário da nossa Escola, a par com a finalidade de promover o crescimento harmonioso do aluno na sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa, comprometemo-nos também a ser uma Escola aberta à sociedade com a grande missão de “construir um mundo melhor, procurando manter-nos atentos à evolução e ao futuro da sociedade e promovendo novos valores éticos estabelecedores de harmonia paz e respeito pela dignidade e pela justiça” (in “Ideário” do Projeto Educativo da Escola Ave Maria).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pretendemos ser reconhecidos como uma Escola Promotora de Saúde, onde se desenvolvam experiências de aprendizagem que tenham por objetivo dotar as crianças e jovens com conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que lhes permitam valorizar e adotar comportamentos e estilos de vida saudáveis ao longo da vida, desenvolvendo todo o seu potencial como cidadãos ativos, produtivos e responsáveis.
Este é um projeto transversal e de longo prazo, em que são focadas quatro áreas de intervenção na Saúde:
O nosso projeto PESES, intitulado “SAUDAVEL_MENTE”, está desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar e orientado para um contexto que depende da idade dos nossos alunos e do seu estádio de desenvolvimento.
Aos professores, cabe um papel fundamental na mobilização de experiências e conhecimentos, articulando, sempre que possível, os saberes técnico-científicos e as vivências socioculturais, educativas e curriculares com os objetivos do projeto PESES. De igual modo, cada família pode desempenhar um papel de relevo na dinamização de projetos ou atividades que promovam a educação para a saúde. Existe, também, uma colaboração estreita com entidades exteriores como, por exemplo, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Hospital de Santa Maria e a PSP.
Ao longo do ano letivo, serão dinamizadas várias atividades, entre as quais ações de sensibilização, palestras, workshops para alunos, pais e restante comunidade escolar. Cada grupo/turma será responsável pela organização de um dia temático, que envolverá toda a Escola.
As relações interpessoais que as crianças e os jovens instituem entre si são importantes para uma infância / adolescência feliz, assim como para uma vida adulta saudável e funcional. Contudo, muitas vezes, as crianças criam um ambiente de rivalidade e de competição que leva à agressão, ao contrário do que é pretendido e ideal para o seu crescimento.
A Escola tem o papel de proporcionar um ambiente feliz e de cooperação. Assim, nasce o projeto “Acompanho-te” que visa a supervisão dos recreios e tem como principais objetivos:
“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum… e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.”
(Act 2,44)
Tudo por um sorriso…
Prestam apoio, disponibilizam o seu tempo, apostam na solidariedade sem esperar qualquer tipo de recompensa. A Ajuda ao Próximo! É esta a filosofia de vida dos voluntários. Atitudes que se pagam com um simples sorriso.
E neste sentido a Escola Ave Maria desenvolve um projeto de voluntariado, que decorre ao longo do ano letivo para os alunos do 2.º ciclo, em instituições externas, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância das ações de solidariedade social.
A Escola Ave Maria participa no programa Eco-Escolas, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.
Na Escola, é criado um plano de ação que pretende implementar medidas de gestão sustentável na utilização de resíduos, água e energia. Existe ainda um tema anual que vai sendo definido e trabalhado em cada ano letivo.
Neste programa estabelece-se um Conselho Eco-Escolas, responsável pela implementação de um plano de ação, que deve ser monitorizado e avaliado pela entidade promotora – Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Neste contexto, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade, a nossa Escola desenvolve várias iniciativas, que pretendem que cada aluno deixe a sua marca para um mundo melhor.
A Escola Ave Maria associou-se ao projeto Junior Achievement, o qual pretende assegurar uma educação empreendedora aos nossos alunos.
As turmas dos 1.º e 2.º ciclos recebem voluntários deste projeto que, em sala de aula, proporcionam aos nossos alunos as ferramentas necessárias ao desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.
Entidade titular da Escola Ave Maria
© 2018 Escola Ave Maria Todos os direitos reservados