Pop Art

O 4º Ano descobriu uma das mais criativas expressões artísticas, que surgiu depois da II Grande Guerra – a POP ART.

A partir da obra de Andy Warhol, desconstruímos o conceito de arte e exploramos a forma como através de imagens populares ligadas à publicidade e ao excesso de consumo, se tentaram melhorar comportamentos humanos, tema tão atual hoje, como nos anos 50.

A B.D., o universo das histórias de quadradinhos, de Roy Lichtenstein e de Andy Warhol, serviu de mote para estudarmos as onomatopeias e para a introdução do texto de banda desenhada, cujo estudo se inicia agora.

Escrever a história de uma vida, a partir dos documentos e informação que os alunos leram e ouviram foi um dos desafios lançados em sala de aula. Assim, a vida e obra de Andy Warhol, o representante mais conhecido da Pop Art no Mundo, foi a personalidade escolhida para se aprender a fazer uma biografia.

Não há fotografias que possam ilustrar o espanto dos nossos alunos ao tomarem contacto com esta expressão artística que nos aproxima da vida quotidiana, inspirada na cultura de massas, com uma estética industrial, cheia de cores intensas e vibrantes. Esses foram sem dúvida os momentos a recordar.

Comments are closed.