Plasticologia Marinha

A contaminação dos mares e oceanos por plásticos é um grave problema ambiental que enfrentamos atualmente. A acumulação de plásticos nos ecossistemas aquáticos tem efeitos devastadores para a vida marinha e para os ecossistemas costeiros.

A Escola Ave Maria compromete-se com o desafio de sensibilizar os alunos para a necessidade de agirem contra a poluição plástica dos mares. Conscientes de que é um desafio complexo, mas que com os esforços conjuntos a nível global é possível reduzir.

Assumimos assim, o nosso papel, trazendo à Escola uma atividade dinamizada pelo Oceanário de Lisboa. 

No 3º ano A, os alunos aprenderam que os plásticos são altamente duráveis ​​e não se biodegradam facilmente, o que significa que persistem no ambiente por muito tempo. Muitos objetos de plástico, como garrafas, sacos, embalagens e pequenos fragmentos conhecidos como microplásticos, acabam nos oceanos devido à má gestão de resíduos e à falta de sistemas de reciclagem eficientes.

Uma vez no mar, os plásticos podem prejudicar os animais marinhos de várias maneiras. Muitos animais confundem cacos de plástico com comida e os ingerem, o que pode causar bloqueios intestinais, sufocamento e até a morte. Além disso, os animais marinhos podem ficar presos em objetos de plástico, como redes de pesca abandonadas, o que pode causar ferimentos graves, limitar sua mobilidade e interferir em sua capacidade de se alimentar.

Para resolver esse problema, é preciso agir globalmente. Algumas iniciativas incluem reduzir o consumo de plásticos de uso único, promover a reciclagem e implementar políticas e regulamentos para o gerenciamento adequado de resíduos. Além disso, a conscientização pública sobre os efeitos nocivos da poluição plástica e a promoção de práticas sustentáveis ​​são essenciais para mudar nossos hábitos e comportamentos.

Durante 1 hora e 30 minutos, entre atividades divertidas e conversas sérias, todos nos tornamos mais responsáveis!!!

Comments are closed.
Últimas novidades