O MARE vai à escola

SER BIÓLOGO POR UM DIA foi a atividade proposta aos alunos de 5º e 8º anos, pela mestre em ecologia marinha Luísa Aurélia do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Como verdadeiros biólogos marinhos, os alunos desenvolveram uma atividade laboratorial composta por disseção de peixe, em que descobriram a anatomia externa e interna e aprenderam as principais funções dos órgãos destes animais.

Tudo parece estar preparado quando um biólogo marinho decide partir em mais uma expedição para estudar os Oceanos. No entanto, os locais a explorar ainda não estão definidos, assim como os animais que por lá habitam poderão não ser os mais conhecidos. Foi assim que começou a aventura dos meninos da sala de Preparação… EM BUSCA DOS SEGREDOS DO MAR.

O MARE leva a ciência até à escola e a escola até ao mar. Através da atividade AS INCRÍVEIS VIAGENS DOS ANIMAIS MARINHOS pretendeu-se que os alunos de 2º ano reconhecessem a migração dos animais como uma resposta às suas necessidades biológicas, assim como a existência de muitos obstáculos ou predadores. Os alunos ficaram a conhecer algumas espécies marinhas migradoras existentes em Portugal, assim como o ciclo de vida e os fatores de ameaça. No final, simularam ser peixes a pôr à prova o seu olfato e a encontrar o rio a que pertencem.

Anterior

Seguinte

Comments are closed.
Últimas novidades
X