Junior Achievement

No dia 23 de março, tivemos a primeira visita da Teresa Sousa (BPI), voluntária JAP (Junior Achievement Portugal). 

O programa do 2º ano é dedicado ao tema “A Comunidade”. Depois de uma breve apresentação, em que ficou a conhecer os alunos da turma, a voluntária deu início à primeira de cinco aulas.  

1ª – Como funciona uma comunidade 

Foi dado a conhecer aos alunos o que é uma comunidade através de um poster exemplificativo, com as diversas profissões. Falaram de várias profissões e foram questionados sobre o que pretendem ser quando forem grandes. 

As próximas aulas serão sobre os seguintes temas: 

2ª – A loja dos pasteis de nata 

Os alunos vão poder ficar a saber a diferença entre produção unitária e produção em linha, benefícios de cada tipo de produção e rentabilidade.  

O conteúdo será exemplificado com diversas atividades como “fabricar” pastéis de nata, que lhes vai permitir tirar conclusões a partir deste exemplo. 

3ª – O papel do Estado 

Demonstrar com exemplos práticos o papel do Estado na vida de todos nós. Perceber como funciona e como vai buscar recursos aos impostos. 

4ª – Uma nova loja 

Os alunos irão determinar qual será o melhor uso para dar à loja vazia que está apresentada no poster inicial. O processo de tomada de decisão passo-a-passo ajuda os alunos a compreender o modo como são tomadas as decisões em grupo. 

5ª – Como circula o dinheiro 

Os alunos vão aprender de onde vem e para onde vai o dinheiro. 

Pretende-se no final que fiquem mais elucidados sobre a Comunidade e a sua importância, profissões, formas de produção, Estado, tipo de rendimentos e impostos e por último, o dinheiro e a sua circulação. 

Pode ser ainda muito cedo, mas o que se pretende é que todos estes temas que fazem parte da vida de cada um de nós comecem desde já a fazer parte da realidade de todos os alunos.  

Comments are closed.