Identidade

Escola Ave Maria

A Escola Ave Maria é uma escola católica que fundamenta a sua atividade educacional na pessoa de Jesus Cristo e na Sua Mensagem. Comprometida na promoção da pessoa total, na sua formação humana e espiritual, a Escola cultiva os valores humanos que considera fundamentais e eternos, numa síntese autêntica entre Fé, Cultura e Vida.

Considera valores eternos e imutáveis a Verdade, a Justiça e a Paz.

Preconiza uma educação personalizada, para que cada criança potencie as suas capacidades e aptidões.

O grande objetivo da Escola é encaminhar a criança para uma AUTONOMIA RESPONSÁVEL – a criança autónoma respeita a autonomia do outro e está preparada para o amor, o diálogo, a compreensão e a tolerância.

Promove o desenvolvimento das virtudes humanas – sinceridade, alegria, generosidade e partilha, sentido de justiça, companheirismo, simplicidade, perfeição no trabalho – e incentiva os alunos a partilhá-las, bem como a reconhecer a dignidade dos outros.

A Escola Ave Maria pratica um ensino de qualidade, sério e exigente para o pleno desenvolvimento de todas as capacidades e talentos da criança, promovendo o desenvolvimento de uma personalidade rica e forte.

Procura, através do processo de ensino e aprendizagem, desenvolver a capacidade de raciocínio próprio, despertando o aluno para uma atitude crítica, ajudando-o a pensar, a refletir, a analisar, a questionar. Por isso, conta com profissionais abertos, convictos, disponíveis e motivados.

A Escola proporciona atividades destinadas à sensibilização para a conservação da Natureza e do meio ambiente, ajudando os seus alunos a interpretarem o universo como um testemunho de Deus e a perceberem que, no seu intervir no mundo, estão a colaborar na Obra da Criação.

A Escola Ave Maria vive um espírito de família que passou da sua Fundadora para toda a comunidade educativa. Não é por acaso que alguns elementos do corpo docente são antigos alunos e alguns dos nossos alunos são filhos ou netos de antigos alunos.

A colaboração responsável de todos para atuar no Projeto Educativo é sentida como um dever de consciência e é exercida segundo as funções e deveres próprios de cada um, num total comprometimento com o Ideário da Escola.