A Nossa História

A Escola “Ave-Maria” foi fundada por Maria Alexandra Ranito de Almeida Eusébio.

A Minhana, como era conhecida – nasceu na Covilhã a 22 de Julho de 1917.

Filha de Ana Ranito de Almeida Eusébio e de José de Almeida Eusébio, advogado, Presidente da Câmara da Covilhã e, mais tarde, Ministro da Justiça, foi aluna dos Colégios das Irmãs Doroteias e do Sagrado Coração de Maria, na Guarda, tendo concluído o ensino liceal em Lisboa, no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho.

Licenciou-se em Matemática na Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo feito, posteriormente, o Curso da Escola João de Deus com um objectivo muito concreto: criar a sua própria escola.

 

A educação foi a sua grande paixão e a razão de ser da sua vida.

No dia 24 de Outubro de 1945, abre a Escola “Ave-Maria” na Rua da Lapa, n.º 101, com uma única aluna e uma única professora – Minhana, a Educadora e Directora.

Seu pai, na véspera, dia da benção da Escola, escreve-lhe estas palavras:
“Se eu começasse hoje a minha vida como a tua, olharia fixamente o céu e diria: Mestre, ensina-me a pregar o Teu Nome e a educar para a Tua Obra! Eu procurarei ser fiel.”

 

A Escola Ave-Maria foi o seu projeto de vida.

Um pouco antes de falecer, em 1996, a Minhana decidiu deixar o património da Escola Ave-Maria a uma fundação, a que deu o nome de seu pai. A Fundação José de Almeida Eusébio é, desde essa data, a entidade titular da Escola Ave-Maria.