A Escola “Ave-Maria” foi fundada por Maria Alexandra Ranito de Almeida Eusébio.
A Minhana, como era conhecida, nasceu na Covilhã a 22 de julho de 1917.
Filha de Ana Ranito de Almeida Eusébio e de José de Almeida Eusébio, advogado, Presidente da Câmara da Covilhã e, mais tarde, Ministro da Justiça, foi aluna dos Colégios das Irmãs Doroteias e do Sagrado Coração de Maria, na Guarda, tendo concluído o ensino liceal, em Lisboa, no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho.
Licenciou-se em Matemática na Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo feito, posteriormente, o Curso da Escola João de Deus com um objetivo muito concreto: criar a sua própria escola.
A educação foi a sua grande paixão e a razão de ser da sua vida.
No dia 24 de outubro de 1945, abre a Escola Ave Maria na Rua da Lapa, n.º 101, com uma única aluna e uma única professora – Minhana, a educadora e a diretora.
O seu pai, na véspera, dia da benção da Escola, escreve-lhe as seguintes palavras: “Se eu começasse hoje a minha vida como a tua, olharia fixamente o céu e diria: Mestre, ensina-me a pregar o Teu Nome e a educar para a Tua Obra! Eu procurarei ser fiel.”
A Escola Ave-Maria foi o seu projeto de vida.
Um pouco antes de falecer, em 1996, a Minhana decidiu deixar o património da Escola Ave Maria a uma fundação, à qual se atribuiu o nome do seu pai. A Fundação José de Almeida Eusébio é, desde essa data, a entidade titular da Escola Ave Maria.
Durante 27 anos, a Fundação, composta por diversos membros também da família da Minhana, geriu a Escola tendo sempre como base aquilo que a fundadora idealizou para o seu projeto.
Em 2023, a Escola Ave Maria passou a integrar o grupo de colégios Project to Be (PTB Education II, S.A.) e a Fundação José de Almeida Eusébio passou a funcionar com objetivos como por exemplo bolsas de apoio, prémios ligados à educação, entre outras iniciativas relacionadas com a Escola e os seus alunos.