Colaborar à distância

como o trabalho colaborativo elimina a distância

“Já imaginaram o que seria viver num espaço ideal?” , “O que é um espaço ideal?”, ….um local de aprendizagem constante? … um sítio onde ninguém é excluído?… um espaço sustentável? …”

Com estas questões, foi lançado um desafio aos alunos das turmas dos 8.º e 9.º anos da Escola Ave Maria. 

No âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Intervir+,  estes alunos envolveram-se, desde janeiro, no projeto ALCÂNTARA FÓRUM, em parceria com a Helena Lopes (Media Shots) e a Biblioteca de Alcântara (Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa).

Até chegarem aos produtos finais – mini narrativas transformadas em mini filmes, os alunos percorreram um longo percurso. Tudo começou na sala de aula com  “brainstormings” em torno do tema “24 horas num espaço ideal“. Depois, em pequenos grupos, presencialmente, foram planificadas, escritas e revistas as narrativas, tudo em trabalho colaborativo, primeiro à mão, rabiscando o papel, depois em formato digital com ficheiros partilhados. Foram elaborados os “storyboards” e, dias antes de iniciarem as filmagens em estúdio Chroma Key nas instalações da Bibioteca de Alcântara, um vírus e uma pandemia separaram-nos fisicamente. 

De um dia para o outro, cada um ficou em sua casa, em frente a um monitor… Como dar continuidade a este projeto à distância?

Alunos e professora não desistiram e, através de videochamadas, através de grupos de conversação, através de partilhas de ecrã, o verdadeiro trabalho de equipa e de colaboração foi dando frutos. As filmagens presenciais foram substituídas por vídeos elaborados e editados pelos alunos em aplicações de multimédia. 

As novas tecnologias permitem-nos encurtar distâncias, mas, neste projeto, os alunos superaram-se, superaram os constrangimentos do isolamento e eliminaram a distância, através da verdadeira colaboração. 

Comments are closed.
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
X