Caça ao tesouro: à procura das abelhas solitárias

Escola Ave Maria

Olá, somos alunos do 3.º Ano! Fomos à Biblioteca de Alcântara, no dia 31 de outubro, para realizar a atividade “Caça ao Tesouro – À procura das abelhas solitárias”.

A bibliotecária Vanda começou por nos mostrar o livro Começa com uma abelha, da autoria de Aimee Galhagher. Depois de lermos este conto, ficámos a perceber que as abelhas são insetos polinizadores, essenciais para a vida no nosso planeta! Se elas não polinizassem muitas plantas, não haveria plantas novas a nascer e muitas delas acabariam por desaparecer da Terra!! Sem plantas para comer, muitos animais acabariam também por morrer e desaparecer, bem como nós, os humanos!!

Segundo a National Geographic, “2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais”. Incrível, não é?

A aventura continuou com a descoberta de seis livros (sobre abelhas, claro!!). Primeiro decifrámos códigos das cotas desses livros e depois fomos procurá-los. Todos os livros tinham uma pista escondida, à exceção do último que continha mais.  Este sexto livro contava a história da abelha-rainha Zira e do zangão Fernando, que estavam muito preocupados com o desaparecimento de sete abelhas da sua colmeia. E foi no jardim que as encontrámos, com a ajuda de um mapa e de pistas que as próprias abelhas desaparecidas continham. Felizmente, encontrámos todas!

Através de leituras dos livros, aprendemos ainda que…

… As abelhas vivem cerca de 1 mês! Pouquíssimo tempo!!

… Durante a sua vida, cada abelha produz uma quantidade pequeníssima de mel que é… o equivalente a uma colher de… café! Apenas? Sim! Tão pouco, não acham?

… Nem todas as abelhas produzem o mel! O quê?! Sim! São as abelhas silvestres, as solitárias! E não vivem em colmeias; umas fazem o ninho em muros, outras em túneis que escavam no interior da madeira, ou em buracos no solo…

… São vários os predadores de abelhas, nomeadamente: pássaros, aranhas, ratos… No jardim da biblioteca, têm sido encontrados vestígios de vários destes predadores – pombos, gaivotas, melros, aranhas, musaranhos e até um gato.

… As abelhas são insetos em vias de extinção!… Devido à poluição, ao uso de pesticidas, às alterações climáticas…

Para terminar, a Sra. Vanda deixou-nos a pensar: se as abelhas são tão importantes e se correm o risco de desaparecer, o que podemos nós fazer por elas, para que continuem felizes e a polinizar?

Deixamos aqui algumas ideias: criar um habitat natural (em jardins, floreiras, vasos) e um bebedouro para abelhas; construir um abrigo; plantar flores e também árvores (ou cuidar delas), por oferecerem abrigo, sombra e flores para as nossas abelhas.

Comments are closed.
Últimas novidades
Escola Ave Maria
Escola Ave Maria
Escola Ave Maria
Pré-inscrições abertas
INSCREVER