Aniversário da Escola – 76 Anos

Maria Alexandra Ranito de Almeida Eusébio, carinhosamente conhecida como Minhana, teve desde sempre uma paixão, a Educação, da qual nasceu, a 24 de outubro de 1945, a Escola Ave Maria.

Aquando da bênção da Escola, o pai de Minhana dedicou estas palavras à filha: “ Se eu começasse hoje a minha vida como começas a tua, olharia fixamente o céu e diria: «Mestre, ensina-me a pregar o Teu Nome e a educar para a Tua Obra! Eu procurarei ser fiel.» “ 

Estas palavras traduzem o sonho e a determinação que, há setenta e seis anos, sustentam o Projeto Educativo da Escola Ave Maria. 

Na Escola Ave Maria, reconhecemos e respeitamos a individualidade de cada criança e cada jovem. Num Projeto Educativo em que a tradição se alia à modernidade, em que o saber e o saber fazer se conjugam com o saber ser e o saber estar, em que o rigor académico nunca esquece a dimensão humana e pessoal, procuramos potenciar os conhecimentos, as capacidades, as aptidões e as atitudes de cada aluno, encaminhando-o para uma autonomia responsável.  Ajudamos, assim, os nossos alunos a respeitarem-se a si e aos outros. Preparamo-los para aceitarem como valores na sua vida o Amor, o Diálogo, a Compreensão e a Tolerância. No seu quotidiano escolar, desenvolvem os valores cristãos, tendo sempre Nossa Senhora como O exemplo a seguir. Nesta escola católica, também educadores, professores e funcionários fundamentam a sua atividade educativa na Mensagem de Jesus Cristo, considerando como valores eternos e imutáveis a Verdade, a Justiça e a Paz.

Desde aquele dia de outubro de 1945, em que a Escola abriu com uma única aluna e uma única professora, Minhana, a Educadora e Diretora, até aos dias de hoje, em que a Escola recebe todos os dias cerca de quatrocentos alunos, da Creche ao 9.º ano de escolaridade, muito mudou. Contudo, a inovação nunca esqueceu a força da História e os feitos da Instituição, pois, na Escola Ave Maria, a nossa paixão continua a ser só uma, a mesma da Minhana, a Educação.

Para celebrarmos o aniversário da Escola houve, como habitualmente, uma vitrine alusiva à data, uma bênção de todos os alunos/funcionários e espaços físicos da Escola, realizada pelo Sr. Padre António Borges e uma Eucaristia de Ação de Graças, na Igreja de São Pedro, em Alcântara.

Comments are closed.
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link
close-link